SlideShow

Pesquisar este blog

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

0

Facebook remove rede de propaganda ligada ao grupo de mídia russo Sputnik


O Facebook removeu hoje centenas de páginas e contas que foram ligadas a funcionários da Sputnik, uma agência de notícias sediada em Moscou.
A rede social disse que as contas se envolveram em campanhas de influência política nos países bálticos, na Ásia Central, no Cáucaso e nos países da Europa Central e Oriental.
Nathaniel Gleicher, chefe da Política de Segurança Cibernética do Facebook, disse que a rede Sputnik se apresentava como agências de notícias independentes ou publicou páginas de interesse geral sobre temas como clima, viagens, esportes e economia. Em alguns casos, essas contas gerenciadas por funcionários da Sputnik também se colocaram como políticos em outros países, como Romênia, Letônia, Estônia, Lituânia, Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Tadjiquistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Moldávia, Rússia e Quirguistão.
A rede Sputnik costumava postar sobre tópicos destinados a estimular um sentimento anti-OTAN, movimentos de protesto e debates anticorrupção, com o objetivo de causar agitação política e civil nos países que eles visavam, com o objetivo de desestabilizar os valores estabelecidos.
No total, Gleicher disse que a rede de contas falsas do Sputnik continha 75 contas no Facebook e 289 páginas, todas com cerca de 790 mil usuários.
A rede também gastou mais de US $ 135.000 em publicidade desde outubro de 2013, quando começou a operar.
Em um podcast em outubro passado , Christopher Krebs, atual chefe da Agência de Segurança da Infraestrutura e Segurança Cibernética (CISA), mas falando como Subsecretário de Proteção e Programas Nacionais no DHS, chamou o Sputnik de máquina de propaganda para o Estado russo e pediu ao público e outros grupos de mídia para tratá-lo de acordo.
Por exemplo, na Romênia, o Sputnik elogia com frequência qualquer ação tomada pelo governo local em benefício do Estado russo, como o adiamento da aquisição de navios de guerra , o que fortaleceu a posição da Rússia no Mar Negro; ou fornece uma ajuda com opiniões controversas sobre qualquer tema social, como o recente debate em torno dos direitos da comunidade LGBTQ.
A edição romena do Sputnik também não evita publicar notícias falsas, como, por exemplo, anunciando corajosamente que manifestantes #Resist vandalizaram a sede do Ministério da Justiça, um evento que nunca aconteceu.
Notícias falsas do Sputnik
Imagem: Facebook
Esta também não é a primeira vez que o Facebook derruba uma rede de desinformação administrada por uma agência de notícias estatal. Em agosto, o Facebook removeu centenas de contas veiculadas pela Press TV , uma rede de notícias em língua inglesa afiliada à mídia estatal iraniana.

FACEBOOK DESMANTELA SEGUNDA CAMPANHA DE INFLUÊNCIA

No topo da rede de contas ligadas ao Sputnik, o Facebook também proibiu uma segunda rede de participar em campanhas de influência política.
Gleicher disse que a rede também se originou e foi dirigida da Rússia, mas as contas se retratam como ucranianas e compartilham artigos de notícias ucranianos.
O tema desses artigos era o mesmo, abordando temas como protestos, NATO, condições de saúde nas escolas e clima.
Propaganda anti-NATO no Facebook
Imagem: Facebook
Gleicher disse que o Facebook viu “alguma sobreposição técnica” entre essa segunda rede e a rede de contas falsas que se intrometeu nas eleições de meio de mandato dos EUA no ano passado.
De acordo com o executivo do Facebook, essa rede era composta de 26 páginas no Facebook, 77 contas no Facebook, 4 grupos no Facebook e 41 contas no Instagram.
Eles tinham 180.000 seguidores no Facebook e 55.000 seguidores no Instagram. Eles também pagaram mais de US $ 25.000 em publicidade entre janeiro e dezembro de 2018.
O Facebook disse que reprimiu esta segunda rede depois de uma denúncia da lei americana. Detalhes relevantes sobre as duas redes de influência política foram compartilhados com as autoridades policiais dos EUA, disse o site de mídia social.

0 comentários:

Postar um comentário

Operação STOP_CHILD_PORN

Boa Noite Povo Brasileiro, Bom a algumas Semanas Recebemos uma Denuncia, que existia um Grupo de Whatsapp Contendo Pornografi...